LIVROS DIDÁTICOS
Voltada para o ensino de Português no Ensino Médio, a Coleção VOZES DO MUNDO, lançada pela Editora Saraiva, propõe investigar como a língua em uso, transformada em discurso, produz sentido e como tais sentidos dialogam com a vida.
Os alunos são constantemente convidados a analisar e a investigar os vários discursos sociais, conscientizando-se de que eles também produzem cultura e conhecimento e podem ter uma atitude transformadora na sociedade.
O trabalho de reflexão sobre a língua embasa a abordagem discursiva da coleção. A visão interdisciplinar permite que os temas sejam trabalhados por professores de outras disciplinas.
Propostas motivadoras, com pesquisas em meio eletrônico, entrevistas e coleta de dados, estimulam o contato do aluno com os interesses de sua faixa etária e com a realidade de sua comunidade.
O diálogo intertextual permeia a coleção, promovendo o contato com obras de outras épocas e manifestações artísticas diversas.
O Projeto ATHOS, destinado aos anos finais do Ensino Fundamental, traz em sua concepção três grandes pilares: multiletramentos, valores e conhecimento. Os volumes de Língua Portuguesa apresentam conteúdos que estabelecem um diálogo entre diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento e permitem ao professor trabalhar, passo a passo, a construção de sentido pelos alunos, ao mesmo tempo em que incentiva a reflexão sobre a língua. Cada livro vem acompanhado do suplemento Roteiros de aprendizagem, com atividades extras e seções diferenciadas para aprofundar os temas tratados nos volumes e sistematizar os conteúdos estudados.
A coleção MULTIVERSOS LINGUAGENS busca auxiliar na formação do estudante, tornando-o um cidadão crítico e preparado para o mundo do trabalho. Por isso, nos seis volumes, foram apresentados temas que promovem discussões importantes para o exercício da cidadania, como: cidade, natureza, mundo do trabalho, mundo dos afetos, identidade e diversidade. Para refletir sobre essas questões, o estudante vai ler e produzir textos de diversos gêneros, orais e escritos, bem como fruir e se expressar em diferentes linguagens: visual, corporal, sonora e digital. Além disso, as atividades dos livros sugerem variados níveis de interação: com os colegas, com a comunidade escolar e com uma comunidade ampliada, para que ele possa refletir sobre como as trocas e as ações afetam diferentes locais e pessoas.